Glossário

1 – TDAH
1.1 – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

É um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida. 

2 – Profissional

2.1 – Refere-se aos profissionais de saúde que prestam cuidado dos paciente/criança.

3 – Professor

3.1 – Refere-se aos professores que praticam o ensino em uma escola para o paciente/criança.

4 – Pais

4.1 – Refere-se aos pais e/ou responsáveis pelo paciente/criança.

5 – Fontes e Referências – Artigos Científicos para desenvolvimento do Aplicativo Addhere

Nossa equipe científica publicou uma centena de artigos relacionados ao TDAH. Alguns deles:

  1. Soares LS, Costa DS, Malloy-Diniz LF, Romano-Silva MA, De Paula JJ, De Miranda DM. Investigation on the Attention Deficit Hyperactivity Disorder Effect on Infatuation and Impulsivity in Adolescents. Frontiers in Behavioral Neuroscience, v. 13, p. 137, 2019.

Link: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fnbeh.2019.00137/full

DOI: https://doi.org/10.3389/fnbeh.2019.00137

  1. Avelar BS, Mancini MC, Fonseca ST, Kelty-Stephen DG, Damian G, De Miranda DM, Romano-Silva MA, De Araújo PA, Silva PL. Fractal fluctuations in exploratory movements predict differences in dynamic touch capabilities between children with Attention-Deficit Hyperactivity Disorder and typical development. PLoS One, v. 14, p. e0217200, 2019.

Link: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0217200

DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0217200

  1. De Castro GCCP, De Souza DC, Malloy-Diniz LF, De Marques DM, De Paula JJ. Temporal Reward Discounting in Children with Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD), and Children with Autism Spectrum Disorder (ASD): A Systematic Review. DEVELOPMENTAL NEUROPSYCHOLOGY, v. 11, p. 1-13, 2019.
    Link:https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/87565641.2019.1667996?journalCode=hdvn20

DOI: https://doi.org/10.1080/87565641.2019.1667996

  1. Coutinho TV, Reis SPS, Silva AG, De Miranda DM, Malloy-Diniz LF. Deficits in Response Inhibition in Patients with Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder: The Impaired Self-Protection System Hypothesis. Frontiers in Psychiatry, v. 8, p. 299, 2018.

Link: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyt.2017.00299/full

DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyt.2017.00299

  1. Mendes CG, Mancini MC, De Miranda DM. Participação doméstica de crianças e adolescentes com tdah: uma revisão sistemática da literatura. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 26, p. 658-667, 2018.

Link: http://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1974

DOI: https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAR1184

  1. Gomes AKV, Maloy-Diniz LF, Lage GM, De Miranda DM, De Paula JJ, Costa D, Albuquerque MR. Translation, Adaptation, and Validation of the Brazilian Version of the Dickman Impulsivity Inventory (Br-DII). Frontiers in Psychology, v. 8, p. 11, 2017.

Link: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2017.01992/full

DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.01992

  1. Gomes-Tiago AP, Costa DS, Alvim-Soares JR, Antonio M, Malloy-Diniz LF, De Miranda DM.
    Sleep duration and intensity of ADHD symptoms. Revista Brasileira de Psiquiatria (Sao Paulo.1999.Impresso), v. 38, p. 348-349, 2016.
    Link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462016000400348&lng=en&tlng=en
    DOI: https://doi.org/10.1590/1516-4446-2015-1847
  2. Costa DS, Rosa DVF, Barros AGA, Romano-Silva MA, Malloy-Diniz LF, Mattos P, De Miranda DM. Telomere length is highly inherited and associated with hyperactivity-impulsivity in children with attention deficit/hyperactivity disorder. Frontiers in Molecular Neuroscience, v. 8, p. 111, 2015.

Link: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fnmol.2015.00028/full

DOI:  https://doi.org/10.3389/fnmol.2015.00028

  1. Costa DS, Paula JJ, Alvim-Soares AMJ, Diniz BS, Romano-Silva MA, Malloy-Diniz LF, De Miranda DM. ADHD inattentive symptoms mediate the relationship between intelligence and academic performance in children aged 6-14. Revista Brasileira de Psiquiatria (São Paulo. 1999. Impresso), v. 00, p. 000-000, 2014.

Link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462014000500313&lng=en&tlng=en

DOI: https://doi.org/10.1590/1516-4446-2013-1201

  1. Equipe Científica Addhere

A equipe científica da Addhere é composta de doutores, mestres, professores, médicos e especialistas em TDAH. Abaixo, um mini currículo de cada um.

Dr. Michael Brammer, Bioquímico, PhD em Neuroquímica na Leeds University UK. Ele trabalhou no Kings College London por 43 anos nas áreas de neuroquímica, neurofarmacologia e imagens cerebrais.

Dra. Débora Miranda, especialista em TDAH e professora Pediatra, MBA em Gestão em Saúde, Mestre e Doutora em Ciências Biológicas.

Dr. Marco Romano, Doutor, Professor Especialista em TDAH, Doutor em Bioquímica, também, Especialista em Psiquiatria. Chefe do Departamento de Saúde Mental – UFMG – Brasil, Coordenador do Serviço de Psiquiatria do Hospital UFMG.

Dr. Jonas de Paula, Psicólogo e professor especializado em testes e escalas, Mestre em Neurociências e Doutor em Medicina Molecular pela UFMG. Pós-doutorado no Laboratório de Neurociências.

Dr. Bruno Moreira, Doutor e Docente em Inovação em Saúde Doutor e Mestrando em Educação e Inovação em Saúde